Hora de decisão
Unilever (RJ), Sollys/Osasco (SP) e Vôlei Futuro (SP) já estão nas semifinais da Superliga Feminina 10/11. A última vaga será decidida neste SÁBADO (02.04). Em quadra, o Pinheiros/Mackenzie (SP) receberá a Usiminas/Minas (MG), no terceiro jogo do playoff das quartas-de-final. O confronto que decidirá o rival da Unilever será realizado no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo, a partir das 21h30, com transmissão ao vivo do canal Sportv.
Até agora o mando de quadra não representou vantagem neste duelo. No primeiro jogo da série, disputado em São Paulo, a vitória foi das mineiras, por 3 sets a 1. Já no segundo duelo, realizado em Belo Horizonte, as paulistas devolveram o placar. O equilíbrio é a palavra-chave que envolve os dois times. O Pinheiros/Mackenzie terminou a fase de classificação em quarto lugar, enquanto a Usiminas/Minas ficou em quinto. Nessa temporada, as equipes já duelaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado.
Para tentar voltar a disputar uma semifinal da Superliga, o que não ocorre desde a temporada 06/07, a Usiminas/Minas aposta em um time mais aguerrido em quadra.
Paulo Coco quer aplicação tática
O Pinheiros/Mackenzie luta para disputar a semifinal da Superliga pela quarta vez na sua história. Na temporada passada, a equipe paulista terminou em quarto lugar. Para o técnico Paulo Coco, o duelo promete ser ainda mais equilibrado do que os dois anteriores.
“Esse jogo é de muito equilíbrio e o mando de quadra não representa nada. Precisamos ter muita aplicação tática, pois a Usiminas/Minas tem uma boa qualidade ofensiva. Não é apenas as estrangeiras, que tem feito uma boa Superliga. Outras jogadoras, como a Natasha, também têm se destacado”, explica Paulo, lembrando da força da oposto norte-americana Nicolle Fawcett e da ponteira cubana Herrera.
O treinador pede ainda uma postura de decisão para o grupo. “Nos dois primeiros sets da última partida desperdiçamos muitos contra-ataques. Isso não pode acontecer. Temos que ter a mesma postura ao longo de toda partida”, finaliza o técnico.
A outra semifinal da Superliga Feminina já está definida. O Sollys/Osasco, que eliminou o Banana Boat/Praia Clube (MG), enfrentará o Vôlei Futuro, que desclassificou o Macaé Sports (RJ).
RAIO-X DAS EQUIPES
PINHEIROS/MACKENZIE
Ataque – 2º lugar (23,85%)
Bloqueio – 4º lugar (21,96%)
Saque – 5º lugar (4,38%)
Defesa – 3º lugar (45,50%)
Levantamento – 5º lugar (14,89%)
Recepção – 5º lugar (43,11%)
USIMINAS/MINAS
Ataque – 2º lugar (23,61%)
Bloqueio – 7º lugar (19,80%)