De virada, Pinheiros/Mackenzie vence em casa

16/02/2011 16:07

Na abertura da quarta rodada do returno da Superliga Feminina 10/11, o Pinheiros/Mackenzie (SP) levou um susto. Depois de perder o primeiro set, a equipe bicampeã paulista se recuperou e derrotou o BMG/São Bernardo (SP), por 3 sets a 1 (19/25, 25/21, 25/19 e 25/17), em 1h48 de jogo, nesta TERÇA-FEIRA (15.02), no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo.

O nome da partida saiu do banco de reservas. A levantadora Karine, do Pinheiros/Mackenzie, entrou no segundo set no lugar da titular Fabíola e não saiu mais de quadra. A jogadora foi decisiva na vitória e ganhou o Troféu VivaVôlei como a melhor atleta da partida.

“Não é fácil ser reserva de uma das melhores levantadoras do mundo. A Fabíola está crescendo e alcançando o seu lugar na seleção. Apesar dela ser mais jovem do que eu, estou aprendendo muito com ela. Sempre temos que aproveitar as oportunidades. Hoje, aproveitei e consegui ajudar o time”, avaliou Karine.

A maior pontuadora da partida foi a oposto do Pinheiros/Mackenzie, Lia. A atacante teve 23 acertos – 21 de ataque, um de bloqueio e um de saque. Pelo BMG/São Bernardo, o destaque foi a ponteira Mari Helen, com 16 pontos.

Paulo Coco, técnico do Pinheiros/Mackenzie, destacou a força do grupo. “Sabemos que temos um time forte, quando jogamos de forma coletiva e lutamos pelos pontos até o fim. Isso se perdeu um pouco nos últimos jogos da Superliga. Mas, aos poucos, estamos conseguindo recuperar esta forma de jogar. Precisamos nos classificar bem para a próxima fase e chegar bem aos playoffs”, avaliou o treinador.

Esta foi a 11ª vitória do Pinheiros/Mackenzie na Superliga. O time ocupa a terceira colocação na competição, mas voltará a ocupar a quarta colocação se o Vôlei Futuro (SP) vencer o Brusque (SC) na próxima quinta-feira, em Araçatuba (SP). O Pinheiros/Mackenzie acumula 26 pontos em 15 jogos, com quatro derrotas.

Já o BMG/São Bernardo segue na luta para ficar entre os oito primeiros que passarão para as quartas-de-final. O time de São Bernardo do Campo ocupa a sétima colocação, com 21 pontos, seis triunfos e nove resultados negativos.

 

O jogo

                        Lia marca 23 e ajuda Pinheiros a vencer

O Pinheiros/Mackenzie começou melhor a partida. No primeiro tempo técnico, a vantagem do time da capital era de três pontos (8/5). A partir daí, o BMG/São Bernardo começou a crescer. Com destaque para o bloqueio da ponteira Thaisinha, o time de São Bernardo empatou: 15/15. O paredão do BMG/São Bernardo continuou eficiente e cometeu um número menor de erros. Desta forma, as visitantes fecharam em 25/19.

A vitória motivou o BMG/São Bernardo que começou o segundo set na frente: 12/09. Mas o Pinheiros/Mackenzie recuperou-se. As donas da casa foram mais eficientes no saque, o que dificultou a recepção do BMG/São Bernardo. A levantadora Karine entrou e ajudou o Pinheiros/Mackenzie a fechar a parcial em 25/21, empatando a partida em sets.

O Pinheiros/Mackenzie melhorou no terceiro. Set. O técnico Paulo Coco manteve a levantadora Karine na equipe e a ponteira Jú Costa e a oposto Lia cresceram na partida. Assim, as donas da casa chegaram à segunda parada técnica à frente (16/13). Na reta final do set, o Pinheiros/Mackenzie deslanchou e fechou a parcial em 25/19, no bloqueio da central Marina.

No quarto set, o Pinheiros/Mackenzie dominou do início ao fim. Na primeira parada, a vantagem das donas da casa era de três pontos (8/5). O BMG/São Bernardo não se encontrou em quadra. Desta forma, o Pinheiros/Mackenzie manteve o domínio e abriu 16/8. Apesar da vantagem, o técnico Paulo Coco ressaltava que não tinha nada ganho até então. As anfitriãs mantiveram a tranquilidade e fecharam o set em 25/17 e o jogo em 3 sets a 0.

Próximos desafios

O Pinheiros/Mackenzie continuará jogando em casa. No próximo SÁBADO (19.02), a equipe receberá o São Caetano (SP), no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo, a partir das 18h.

O BMG/São Bernardo enfrentará o Sollys/Osasco (SP) na próxima rodada. Também no sábado, a equipe jogará no ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP), às 15h. O duelo terá transmissão ao vivo do canal Sportv.

EQUIPES

PINHEIROS/MACKENZIE – Fabíola, Lia, Jú Costa, Soninha, Natália e Marina. Líbero – Michelle

Entraram – Ivna, Karine, Verônica e Ana Carolina

Técnico – Paulo Coco

BMG/SÃO BERNARDO - Kátia, Thais Helena, Thaisinha, Mari Helen, Bia e Dani Scott. Líbero – Marcinha

Entraram – Heloiza, Macris, Aline, Ana Paula e Bruna

Técnico – José Alexandre Devesa

SUPERLIGA FEMININA 10/11

QUARTA RODADA DO RETURNO

15.02 (TERÇA-FEIRA) – Pinheiros/Mackenzie 3 x 1 BMG/São Bernardo (19/25, 25/21, 25/19 e 25/17), em 1h48 de jogo, no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo.

MAIOR PONTUADORA – Lia (Pinheiros/Mackenzie), com 23 pontos

TROFÉU VIVAVÔLEI – Karine (Pinheiros/Mackenzie)