Equilíbrio após a folia
Depois da folia, a Superliga Feminina 10/11 está de volta e entra na reta final da fase classificatória. Nesta QUINTA-FEIRA (11.03), Usiminas/Minas (MG) e Pinheiros/Mackenzie (SP) fazem o confronto mais equilibrado da oitava rodada do returno. Quinto e terceiro colocados respectivamente, os times mineiro e paulista duelarão na Arena Vivo a partir das 18h, em Belo Horizonte. O confronto poderá ser uma prévia de um possível duelo nas quartas-de-final.
Os times têm campanhas parecidas. A equipe paulista ocupa a terceira colocação, com 32 pontos, em 18 jogos – 14 vitórias e quatro derrotas. Enquanto a equipe mineira é a quinta colocada, com 30 pontos, 12 triunfos e quatro resultados negativos.
No turno, os times duelaram em São Paulo e fizeram uma partida equilibrada. O Pinheiros/Mackenzie levou a melhor e venceu por 3 sets a 2. Apesar da derrota, a levantadora Claudinha, da Usiminas/Minas, lembra que a equipe teve uma boa atuação e manteve a tranquilidade até o quarto set daquela partida.
Em busca de uma maior regularidade
Assim como na Usiminas/Minas, o Carnaval também foi de muito treinamento para o Pinheiros/Mackenzie. Para o técnico Paulo Coco, o objetivo da equipe é buscar uma maior regularidade no final da fase classificatória para chegar bem aos playoffs.
“Aproveitamos o treinamento durante o Carnaval para recuperar a parte física. Essa partida contra a Usiminas/Minas tem tudo para novamente ser muito difícil. No turno, fizemos um confronto muito complicado. Jogaremos em Belo Horizonte, o que é sempre muito difícil. A torcida mineira incentiva e cobra demais os times da casa, além de perturbar bastante os adversários. Teremos que ter tranquilidade e jogar com a cabeça no lugar. Além disso, teremos que parar a Herrera, que vem sendo o destaque do time mineiro nesta Superliga”, avalia Paulo Coco.
A quatro rodadas do fim da fase classificatória, depois de jogar contra a Usiminas/Minas, o time paulista ainda terá pela frente BMG/Mackenzie (MG), Unilever (RJ) e Macaé Sports (RJ). “Nesta reta final, precisamos buscar uma regularidade maior durante todos os jogos. Não podemos ter tantos altos e baixos numa só partida. É preciso buscar um equilíbrio”, completa o treinador.
Duelos entre as melhores atacantes
Soninha é a segunda melhor atacante da Superliga
A partida terá um confronto à parte. Pela Usiminas/Minas estará a cubana Herrera, melhor atacante da Superliga até o momento, com 27,96% de aproveitamento. O Pinheiros/Mackenzie terá em quadra a segunda colocada, a ponteira Soninha, com 27,75% de eficiência.
Soninha liderou o ranking das atacantes durante praticamente toda a Superliga. Nas últimas rodada, a cubana ultrapassou a brasileira.
As jogadoras são as atletas que mais pontos marcaram para suas equipes nesta Superliga. Herrera é a terceira maior pontuadora da competição, com 315 acertos – 298 de ataque, 14 de bloqueio e três de saque. Já Soninha ocupa a nona colocação, com 252 pontos – 224 no ataque, 16 no bloqueio e 12 no saque.