Pinheiros elimina Usiminas e enfrenta Unilever

04/04/2011 11:24

O mistério acabou. Na noite deste sábado (2), em São Paulo, o quarto semifinalista da Superliga feminina de vôlei foi enfim conhecido e, por consequência, o adversário da Unilever.


Jogando em alto nível e com uma torcida participativa, que lotou o ginásio Henrique Villaboim, o Pinheiros/Mackenzie não deu chances à Usiminas/Minas e fechou a partida em 3 sets a 0, com parciais de 25/15, 25/22 e 25/22.

 


O classificado Pinheiros/Mackenzie agora se prepara para enfrentar uma das favoritas ao título na próxima sexta-feira (8), em São Paulo, na primeira partida da série melhor-de-três das semifinais.


Após a boa participação no torneio, a Usiminas/Minas dá adeus à Superliga na quinta posição e com o gosto amargo de ter chegado tão perto da próxima fase, etapa para a qual não consegue avançar desde a temporada 2007/08.

 

 

 

 

A chuva e o horário do jogo não intimidaram os torcedores do Pinheiros, que lotaram o ginásio faltando uma hora para o início do duelo. Em quadra, a disputa começou equilibrada e deu indícios de que seria decidida apenas no quinto set.


A partir da metade da parcial, porém, a Usiminas foi vítima do saque agressivo das paulistas e cometeu seguidas falhas na recepção. Após dois bloqueios seguidos sobre Herrera, o Pinheiros foi para a segunda para técnica com 16 a 11 no placar.


As falhas não cessaram no campo mineiro. O técnico Jarbas Soares ainda tentou reanimar o grupo e pediu tempo (18 a 11). Mas nada mudou. Após mais um erro de recepção, desta vez de Tássia, a bola sobrou para Soninha na rede, que, sem dó, cravou para fechar a parcial em 25 a 15. 

 

 


 

 

O saque do Pinheiros, que tantos estragos provocou no primeiro set, seguiu fazendo vítimas na segunda parcial. Herrera acabou errando no golpe de vista e Lia marcou mais um ponto de saque, empatando o jogo em 4 a 4.


Depois de tanta luta, a Usiminas conseguiu tirar um pouco a diferença após um bonito ponto da levantadora reserva Camila, em jogada de segunda (12/9). O Pinheiros, porém, seguiu em ritmo forte e sem deixar a diferença cair.


Com o domínio da partida, a equipe paulista foi para a segunda parada técnica em vantagem de quatro pontos, após ataque de Natália em jogada china. Um erro de ataque de Michelle pela entrada deixou as anfitriãs em situação ainda mais confortável (18/13).


Bastante caçada no saque, Herrera ainda deixou à mostra sua desconcentração em quadra ao cometer erro de posicionamento, cedendo o 19º ponto ao Pinheiros (19/15). Mas a cubana logo se recuperou e, com um bonito ataque do meio fundo, marcou o 16º ponto (20/16).


De forma tranquila, o Pinheiros seguiu trocando bolas com as mineiras e mantendo sempre a vantagem de quatro pontos. Um ace de Camila, porém, ligou o sinal de alerta e Coco brecou o duelo. E coube a Natália anotar o 25º ponto do Pinheiros.


 

 

Para a terceira parcial, Jarbas preferiu começar com a reserva Camila no lugar da então titular Claudinha. Apesar da mudança, as atacantes da Usiminas continuaram com problemas para efetivar os ataques.


Aproveitando-se de uma bola espirrada por Tássia, Natália marcou o quinto ponto do Pinheiros em ataque de xeque (5/2). Na sequência, Jarbas trocou Michelle por Silvana, na tentativa de melhorar o rendimento ofensivo.


E, depois de muita luta, a Usiminas enfim alcançou o Pinheiros no marcador depois de um bloqueio duplo sobre Ju Costa (6/6). Dois bloqueios seguidos do Pinheiros sobre Natasha levaram Jarbas a pedir seu primeiro tempo no set (10/7).


A partir daí, o Pinheiros embalou de vez, complicando a vida das minastenistas, que voltaram a ter dificuldades para controlar o saque adversário. Sem muitas opções, Jarbas então trocou Camila por Claudinha para tentar mudar o rumo do jogo.


Aos poucos, a Usiminas foi tirando a diferença das paulistas e, com um ataque de Herrera pela entrada, marcou 14 a 12. Imediatamente, Coco parou o duelo para impedir a ascensão minastenista.


Mais uma vez o time visitante pagou caro por sua falta de desconcentração, tomando o 16º ponto depois de um novo erro de rodízio (16/12). No melhor rali do jogo, Ju Costa acabou com a troca de bolas e atacou bonito na diagonal, arrancando aplausos da torcida (18/13).


O ponto injetou ainda mais ânimo no elenco do Pinheiros, que seguiu dominando a parcial. Mas a Usiminas não desistiu e, com Sophia no saque, a equipe encostou no marcador (19/17). Mas Ju Costa, sempre ela, esfriou o time rival depois de um forte ataque pela entrada (20/17).  

A partida, que parecia nas mãos do Pinheiros, voltou a ficar emocionante após o empate da Usiminas (20/20). Percebendo a dificuldade do time para rodar a bola, Coco promoveu a inversão do 5-1, colocando Karine e Ivna no lugar de Fabíola e Lia.


A tensão do jogo também provocou erros. Natasha, de um lado, isolou o ataque. Do outro, Soninha explodiu a bola na rede. Mas a mesma Soninha deixou o Pinheiros perto da vitória no lance seguinte (22/21). E foi com um erro de Herrera que as paulistas vibraram com a classificação à semifinal. 

Por Saque Viagem