Unilever e Pinheiros fazem esquenta para a Superliga
A equipe Unilever de vôlei feminino, em fase de preparação para lutar pelo sétimo título nacional, tem um compromisso importante antes do início da Superliga 2010/11, marcado para o próximo dia 27 de novembro. Nesta terça-feira e quarta-feira (16 e 17/11), a equipe do técnicoBernardinho faz dois jogos-treino com o Pinheiros/Mackenzie (SP). A equipe de São Paulo é excelente adversário - além da Superliga, está em preparação para a fase semifinal do Campeonato Paulista. Os jogos-treino entre as equipes serão às 17 horas, no ginásio da Escola de Educação Física do Exército, na Urca, com portões fechados. A estreia da Unilever na Superliga será no dia 30, fora de casa, contra o São Caetano.
Tradicionais rivais no vôlei nacional, Unilever e Pinheiros fizeram partidas equilibradas na última temporada, com vitória para o time paulista no turno (3 x 2) e da equipe do Rio de Janeiro no returno (3 x 1). Na classificação geral, a Unilever terminou com o vice-campeonato e o Pinheiros em quarto lugar. Para o técnico Bernardinho, é uma oportunidade a mais para fazer ajustes nesse início de temporada, mesmo ainda sem contar com as jogadoras da seleção brasileira que disputaram o Mundial do Japão - a levantadora Dani Lins, a líbero Fabi, a oposto Sheilla e a meio-de-redeCarol Gattaz. O quarteto se reapresenta ao time na próxima sexta-feira (19/11).
"O Pinheiros vem treinando forte para o Paulista e ficou entre os semifinalistas da Superliga passada. Eles mantiveram a base do time, sem a Fernanda Garay, que vai jogar no Japão. Tenho certeza de que será um bom teste e uma oportunidade a mais para dar ritmo de jogo às nossas jogadoras", comentou Bernardinho.
A levantadora Roberta, uma das novas contratações da Unilever para a temporada, conhece bem as artimanhas do adversário paulista. Ela defendeu o Pinheiros/Mackenzie nas duas últimas temporadas, como reserva da levantadora Fabíola, que também disputou o Mundial do Japão. "Posso dar dicas importantes sobre as características de algumas jogadoras das quais conheço bem o estilo de jogo. Tenho grandes amigas no Pinheiros, apesar de agora sermos rivais em quadra. A amizade e o respeito permanecem, mas jogo é jogo", avisa a jovem levantadora de 19 anos. Divulgação
Sobre o Carioca, Roberta diz estar aproveitando a oportunidade para ganhar confiança e conhecer melhor suas companheiras de time. "Já me sinto mais relaxada em quadra e a cada jogo melhora um pouco a nossa comunicação. Com a continuidade do Carioca, sinto que estou amadurecendo e crescendo nas partidas. Procuro, principalmente, ouvir com muita atenção as instruções do Bernardo e do Hélio (Griner, assistente técnico)", conta.
Numa semana movimentada, a Unilever volta à quadra nesta quinta-feira (18/11) para enfrentar o Universo, encerrando a primeira fase do Campeonato Carioca. O jogo será às 19 horas, no ginásio da Universidade Salgado de Oliveira, em São Gonçalo, Niterói. Nas duas primeiras partidas a Unilever derrotou, respectivamente, o Macaé Sports (3 x 1) e a Seleção Carioca Juvenil (3 x 0). A semifinal está marcada para segunda-feira (22/11), no ginásio da Escola de Educação Física do Exército, na Urca. A final será dia 25, no ginásio do Tijuca Tênis Clube.