Velhos conhecidos frente a frente
Na luta para se manterem entre os oito melhores da Superliga Feminina 10/11 e garantir uma vaga nos playoffs, BMG/São Bernardo (SP) e Pinheiros/Mackenzie (SP) duelarão nesta TERÇA-FEIRA (15.02), às 20h15, em partida válida pela quarta rodada do returno. O confronto será realizado no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo do canal SPORTV.
O Pinheiros/Mackenzie vem de duas vitórias consecutivas. Na última rodada, a equipe da capital paulista derrotou o Brusque (SC), por 3 sets a 0, na casa do adversário. Já o BMG/São Bernardo não conta com a mesma sorte e vem de duas derrotas seguidas. No último sábado, o time perdeu para a líder Unilever (RJ), por 3 sets a 0, também na casa do adversário. Na classificação geral, o Pinheiros/Mackenzie ocupa o quarto lugar na tabela da competição, com 24 pontos conquistados em 14 jogos (10 vitórias e quatro derrotas). Já o BMG/São Bernardo segue na luta para se manter no G8. O time do ABC paulista ocupa a sétima posição, com 20 pontos, em 14 jogos – seis triunfos e oito derrotas.
Para não repetir o resultado do primeiro turno, quando o Pinheiros/Mackenzie venceu o BMG/São Bernardo, por 3 sets a 1, a equipe comandada pelo técnico Alexandre Devesa usará uma das suas principais armas: o bloqueio. O time do ABC tem a segunda melhor bloqueadora da competição até o momento: a central Maria Beatriz, a Bia, que tem 29,41 % de eficiência.
Além da habilidade da central, o BMG/São Bernardo conta também com a experiência de já ter enfrentado, por diversas vezes, o próximo adversário. "As equipes já se confrontaram bastante em 2010. Acabamos adquirindo um acumulo de conhecimento recíproco. Vai ser um jogo bem tático e muito equilibrado”, diz Devesa.
Quanto à preparação do time para o duelo, o técnico pede atenção para os momentos decisivos de cada set. “Temos conseguido abrir boas vantagens no placar, mas pecamos nos pontos finais”, ressalta Devesa.
Bloqueio x ataque
Se na quadra do BMG/São Bernardo é a força do bloqueio que prevalece, na do Pinheiros/Mackenzie o poder está no ataque. Nas estatísticas por equipes, o time ocupa o segundo lugar neste fundamento, com 24,04% de eficiência. Além disso, conta com a atacante mais eficiente da competição até o momento. A ponteira Soninha lidera com 30,24% de aproveitamento.
Paulo Coco, técnico do Pinheiros/Sky, acredita que o confronto não será fácil. “O volume de jogo do BMG/São Bernardo é muito bom. O Alexandre mexe muito na equipe durante as partidas. É uma equipe que conta com a experiência da levantadora Kátia e da central Dani Scott, além do bom ataque da Mari e da Thaisinha, que, apesar de não serem tão altas, se destacam neste fundamento”, avalia Paulo Coco.